Thursday, May 29, 2008

Renault Laguna II 1.9 dCi - O testemunho da desgraça

Gostaria de partilhar o meu descontentamento com o automóvel que conduzo actualmente, um Renault Laguna 1.9 dci, uma vez que bem podia ser catalogado de carro para case-studies da Renault, uma vez que não sei o que mais poderia ter acontecido....Comprado em Dezembro de 2001, passado 6 meses de utilização comecei a ter algumas dificuldades em pôr o carro em funcionamento, pois sempre que carregava no botão start-stop em algumas ocasiões ouvia barulhos esquisitos e o carro não arrancava....no concessionário da Renault em Leiria descobriram que de origem o volante motor trazia três dentes moídos e que sempre que o carro parava naquela posição....não arrancava e fazia barulho estranho. Mas como estava dentro da garantia lá mudaram a dita peça. Entretanto sempre que deixava o carro na garagem com o cartão lá dentro, o carro fechava as portas sozinho...lá tinha que se ir buscar o segundo cartão para poder abrir o carro...dentro da garantia mais um problema resolvido.Aos 120000 e passados já dois anos depois da compra, ou seja, fora da garantia um grande silvo assolava o carro cada vez que se acelerava mais energicamente...conclusão...duas palhetas do turbo partido e substituição do mesmo já por minha conta.

Pelo que tenho ouvido falar os turbos dos lagunas são muito susceptiveis a esta falha (alías é o problema crónico dos laguna dci) pelo que a Renault actualmente já os muda sem qualquer encargo...mas eu como fui dos primeiros lá tive que pagar.... Numa marca a sério seria no mínimo justo pelo menos fazer o reembolso, sabendo que existe uma nota técnica para a mudança de alguns componentes como o turbo, intercooler e mais acessórios do circuito de sobre alimentação, mas como a Renault é o que é...palavras para quê???
Aos 190000 km e cinco anos após a compra do ao vir de uma viagem longa começo a ouvir um tilitar dentro do motor aumentando de intensidade à medida que se percorriam mais quilómetros. Cautelosamente páro o carro e chamo o reboque que o manda para o concessionário oficial. Diagnóstico: um casquilho de bronze que faz a ligação entre o cavilhão do pistão e da biela partiu e consequentemente danificou todas as partes móveis do motor (cambota, bielas, etc.), pelo menos é o que é alegado pelo concessionário oficial da marca....factura: 3.800 euros. Quem perceber alguma coisa de engenharia mecânica achará no mínimo estranho um componente realizado em bronze e que a nível de engenharia seja tido como dos materiais mais dúcteis empregues em mecânica tenha fracturado e assi sendo, mandei uma carta para a Renault Nissan Portugal para ver se seria de alguma forma ressarcido dos prejuízos, mas a resposta foi típica de taberneiro...." lamentamos imenso, pois são coisas que acontecem não podemos pagar mas se estiver interessado numa viatura nova podemos fazer desconto". (mas alguem acha que com um cancro de carro destes alguém no seu perfeito juízo iria comprar mais algum Renault???).

Por fim passados 500 km após ter ido buscar o carro ao concessionário e após tão custosa intervenção mais um fenómeno estranho...um enorme silvo e um som digno de orquestra sempre que o carro está com o acelerador em carga....conclusão: Intercooler arrebentado...após uma reparação de 3800 euros e um mês sem poder andar de carro.... fabuloso!!!

Relativamente à intervenção referida, a Renault para poder dar garantia substitui todas as peças e mais algumas porque achava que para o motor ficar impecável tinha que levar um motor quase novo. Assim, levou cambota, bielas, casquilhos, pistões, anilha disto anilha daquilo e não sei mais o quê...

Há 2 semanas vinha novamente na auto-estrada, numa viagem de cerca de 400 km por volta dos 140 km/h e de repente.....mais um barulho no motor que começou a vibrar e a fazer um barulho típico de peças em contacto a seco. Para não estragar mais o motor e minimizar os danos imobilizei imediatamente o carro e chamei o reboque que o levou novamente para o concessionário oficial da Renault em Leiria (Lizauto) onde lhe fizeram o diagnóstico.... falta de lubrificação !?? Achei espantoso, uma vez que o carro tem as revisões em dia e o óleo é mudado de 15.000 em 15.000 ao invés dos normais 30kkm em 30kkm. Novo orçamento...o carro tem que mudar o motor 5100 euros. Como achei que estava a ser literalmente roubado e uma vez que não assumiam nada tendo em conta que reconstruiram o motor da última vez e que após 50kkm e 1 ano e 3 meses depois aconteceu quase a mesma coisa, como será compreensível achei que o concessionário não reunia as condições mínimas para realizar uma intervenção deste tipo.

E assim foi, levei o carro a um mecânico de confiança que desmontou o motor e viu o que podia fazer e onde descobriu a causa da falta de lubrificação do motor: Durante a última reparação realizada na Lizauto e onde o motor foi quase todo recontruído, exageraram na aplicação do vedante em silicone entre o cárter e o motor e o excesso foi para a entrada da bomba de óleo que após um período de acumulação de material entupiu, levando a que o motor gripasse.
Quando confrontados com esta situação, a reacção por parte do concessionário ( e que eu já esperava como é obvio) foi de total alheamento das responsabilidades, dizendo que não poderia ser daquilo, que não tem nada a ver uma coisa com a outra desculpas...desculpas e mais desculpas.

Por estas e por outras e com o tratamento deste tipo que uma marca dá aos clientes é que muitas vezes uma marca é denegrida, embora neste caso eu ache que seja no mínimo justo, após o desenrolar de toda esta série de eventos e que com justiça, insatisfação e razão poderei dizer de viva e alta voz.... RENAULT NUNCA MAIS!!!!