Gostaria de partilhar o meu descontentamento com o automóvel que conduzo actualmente, um Renault Laguna 1.9 dci, uma vez que bem podia ser catalogado de carro para case-studies da Renault, uma vez que não sei o que mais poderia ter acontecido....Comprado em Dezembro de 2001, passado 6 meses de utilização comecei a ter algumas dificuldades em pôr o carro em funcionamento, pois sempre que carregava no botão start-stop em algumas ocasiões ouvia barulhos esquisitos e o carro não arrancava....no concessionário da Renault em Leiria descobriram que de origem o volante motor trazia três dentes moídos e que sempre que o carro parava naquela posição....não arrancava e fazia barulho estranho. Mas como estava dentro da garantia lá mudaram a dita peça. Entretanto sempre que deixava o carro na garagem com o cartão lá dentro, o carro fechava as portas sozinho...lá tinha que se ir buscar o segundo cartão para poder abrir o carro...dentro da garantia mais um problema resolvido.Aos 120000 e passados já dois anos depois da compra, ou seja, fora da garantia um grande silvo assolava o carro cada vez que se acelerava mais energicamente...conclusão...duas palhetas do turbo partido e substituição do mesmo já por minha conta.
Pelo que tenho ouvido falar os turbos dos lagunas são muito susceptiveis a esta falha (alías é o problema crónico dos laguna dci) pelo que a Renault actualmente já os muda sem qualquer encargo...mas eu como fui dos primeiros lá tive que pagar.... Numa marca a sério seria no mínimo justo pelo menos fazer o reembolso, sabendo que existe uma nota técnica para a mudança de alguns componentes como o turbo, intercooler e mais acessórios do circuito de sobre alimentação, mas como a Renault é o que é...palavras para quê???
Aos 190000 km e cinco anos após a compra do ao vir de uma viagem longa começo a ouvir um tilitar dentro do motor aumentando de intensidade à medida que se percorriam mais quilómetros. Cautelosamente páro o carro e chamo o reboque que o manda para o concessionário oficial. Diagnóstico: um casquilho de bronze que faz a ligação entre o cavilhão do pistão e da biela partiu e consequentemente danificou todas as partes móveis do motor (cambota, bielas, etc.), pelo menos é o que é alegado pelo concessionário oficial da marca....factura: 3.800 euros. Quem perceber alguma coisa de engenharia mecânica achará no mínimo estranho um componente realizado em bronze e que a nível de engenharia seja tido como dos materiais mais dúcteis empregues em mecânica tenha fracturado e assi sendo, mandei uma carta para a Renault Nissan Portugal para ver se seria de alguma forma ressarcido dos prejuízos, mas a resposta foi típica de taberneiro...." lamentamos imenso, pois são coisas que acontecem não podemos pagar mas se estiver interessado numa viatura nova podemos fazer desconto". (mas alguem acha que com um cancro de carro destes alguém no seu perfeito juízo iria comprar mais algum Renault???).
Por fim passados 500 km após ter ido buscar o carro ao concessionário e após tão custosa intervenção mais um fenómeno estranho...um enorme silvo e um som digno de orquestra sempre que o carro está com o acelerador em carga....conclusão: Intercooler arrebentado...após uma reparação de 3800 euros e um mês sem poder andar de carro.... fabuloso!!!
Relativamente à intervenção referida, a Renault para poder dar garantia substitui todas as peças e mais algumas porque achava que para o motor ficar impecável tinha que levar um motor quase novo. Assim, levou cambota, bielas, casquilhos, pistões, anilha disto anilha daquilo e não sei mais o quê...
Há 2 semanas vinha novamente na auto-estrada, numa viagem de cerca de 400 km por volta dos 140 km/h e de repente.....mais um barulho no motor que começou a vibrar e a fazer um barulho típico de peças em contacto a seco. Para não estragar mais o motor e minimizar os danos imobilizei imediatamente o carro e chamei o reboque que o levou novamente para o concessionário oficial da Renault em Leiria (Lizauto) onde lhe fizeram o diagnóstico.... falta de lubrificação !?? Achei espantoso, uma vez que o carro tem as revisões em dia e o óleo é mudado de 15.000 em 15.000 ao invés dos normais 30kkm em 30kkm. Novo orçamento...o carro tem que mudar o motor 5100 euros. Como achei que estava a ser literalmente roubado e uma vez que não assumiam nada tendo em conta que reconstruiram o motor da última vez e que após 50kkm e 1 ano e 3 meses depois aconteceu quase a mesma coisa, como será compreensível achei que o concessionário não reunia as condições mínimas para realizar uma intervenção deste tipo.
E assim foi, levei o carro a um mecânico de confiança que desmontou o motor e viu o que podia fazer e onde descobriu a causa da falta de lubrificação do motor: Durante a última reparação realizada na Lizauto e onde o motor foi quase todo recontruído, exageraram na aplicação do vedante em silicone entre o cárter e o motor e o excesso foi para a entrada da bomba de óleo que após um período de acumulação de material entupiu, levando a que o motor gripasse.
Quando confrontados com esta situação, a reacção por parte do concessionário ( e que eu já esperava como é obvio) foi de total alheamento das responsabilidades, dizendo que não poderia ser daquilo, que não tem nada a ver uma coisa com a outra desculpas...desculpas e mais desculpas.
Por estas e por outras e com o tratamento deste tipo que uma marca dá aos clientes é que muitas vezes uma marca é denegrida, embora neste caso eu ache que seja no mínimo justo, após o desenrolar de toda esta série de eventos e que com justiça, insatisfação e razão poderei dizer de viva e alta voz.... RENAULT NUNCA MAIS!!!!
Thursday, May 29, 2008
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31 comments:
Tenho um Laguna do mesmo ano e as avarias são quase a papel químico. Problemas com o Turbo, acelerações, fumo branco,orçamento gatuno da Renalt de 7000,00 €, oficina particular de 3.200,00 €. Este mês, vinha de Portimão, o motor começou a fazer barulho, seguro de viagem, oficina amiga, resultado do diagnóstico: biela e ligação à cambota. Levou um motor usado, de 2004, e vou o levantar hoje. Depois contarei mais.
Compadre Alentejano
www.papaacordas.blogspot.com
Mas, uma coisa é certa: RENAULT, NUNCA MAIS!
Boas! Também tenho uma renault laguna 2003, comprada em 2ª mão, à cerca de 1 ano e 1 mes. Os problemas sao quase quinzenais!! Nao sei precisar datas mas vou mencionar alguns dos problemas (sim, pq com tantos vou-me esquecer de algum com certeza!):
- vidro traseiro avariado (100 km de AE com vidro completamente aberto).
- sensor temperatura avariado.
- sensor de estacionamento avariado.
- Aquela coisa a que chamam chave, caiu-me 1 VEZ da mao e... 250€ por um bocado de plastico.
- turbo pifou.
- fechadura porta de traz partido.
- sensor de pressao de ar dos pneus avariado ( constante aviso a vermelho avisando-me de um furo que nao existe.
- elevador do vidro do condutor avariado.
- um tubo qualquer e deposito de oleo nao sei de onde e mais nao sei o quê substituido (300€)
- ontem começou a fazer um barulho no turbo e hoje fumarada branca, e o turbo nao funciona. sorte é que foi mesmo a chegar a casa.
A unica coisa que vejo de positivo na carrinha é o conforto, de resto, MUITO MUITO MAU!! Barulhos parasitas então, meu deus!
Sei que nao é nova e que é economicamente acessivel comparada com outros modelos identicos mas sinceramente, para um quase topo de gama de uma marca, não vale nem 1/3 do dinheiro. as vezes que me lembro dos infelizes que adquiriam um nova na altura... Deixo aqui um conselho MUITO SINCERO para quem considera comprar Renault, independentemente do modelo, NAO O FAÇAM! Mais vale pagar mais, até, por um veiculo com menos "extras" e com mais um ano ou dois e de outra marca (Alemã talvez :)) Os €s que ja gastei num ano com o valor da compra da renault, tinha adquirido um Audi ou BMW...
Vamos la ver quanto vou desembolsar nesta ultima avaria...
Boas tenho um laguna 1.9 dci de 2003 os problemas sao os mesmos sensores de duas portas avariadas,elevadores dos vidros avariados, sensor de um peneu avariado,retrovisores nao fecham,quite maos livres nao funcionam,e para completar a montra domingo passado foi turbo á vida e consequentemente gripou o motor ,conclusao o carro tem 100000 mil quilometros nao é nada,renault nunca mais.
Eu tenho um Laguna II diesel de 2001, e sem exagero já tive de substituir quase todas as peças do carro.
Imagine-se que até os puxadores das portas tive de substituir, pois estavam a lascar.
Turbos, tive de meter 2 à minha conta, e o carro fazia sempre nas revisões na marca até 15 dias após a revisão, o 1º turbo foi à vida.
Descobri que o meu agente Renault, não executava os trabalhos com turbos e mandava-os fazer a um intermediário ( mas na zona são todas as marcas) e depois aplica mais cerca de 1000€ em cima da factura de quem realiza o trabalho.
Claro, que nunca mais puseram as mãos no meu carro. Sobre os turbos informei a Renault Portugal e a Francesa e ninguém assumiu nada contráriamente ao que fizeram em França e Espanha nomeadamente.
RENAULTS NUNCA MAIS! TENHO ESPALHADO ISTO POR TODOS OS AMIGOS E FAMILIARES!
Boas.
Andava na net à procura de uma Laguna usada, não tenho posses para carro novo.
Depois de ler isto nem dado o quero.
Obrigado por terem alertado para a realidade RENAUT nunca.
Abílio Abreu
Estava com ideias de adquirir agora, precisamente um Renault, mas realmente não é a primeira queixa que ouço sobre a Renault, por isso ainda não vai ser desta. São sempre bons estes alertas. Obrigado. Cumprimentos.
Posso constatar que é um carro que dá muitos problemas. Tenho uma laguna II de 2001 dci e a sorte é ter um mecânico da renault honesto ( Seminauto - Quarteira) senão já estava encostada.
Foi o ultimo RENAULT e já consegui avisar muitos desprevenidos.
Posso constatar que é um carro que dá muitos problemas. Tenho uma laguna II de 2001 dci e a sorte é ter um mecânico da renault honesto ( Seminauto - Quarteira) senão já estava encostada.
Foi o ultimo RENAULT e já consegui avisar muitos desprevenidos.
Tenho tambem um Renault Laguna II 2001 a gasolina e nao tenho qualquer motivo de queixa, um carro espectacular... confortavel, seguro, boa performance, e para o carro que é nao podemos considerar bêbado, 7/9 aos 100
É como dizem, diesel poupa no combustivel mas doí no mecanico.
Renalt é só lixo tenho um laguna de 2002 e tudo lixo só avarias.
gostava de saber como voces tratam os carros é so problemas atras de problemas, turbos motores etc etc
tenho uma laguna de 2003 com mais de 230 mil a mais de um ano e problemas? um map sensor (30 euros) e duas peças de plastico em 2 elevadores (15 euros o par)
amigos manutençao é mt importante, oleo bom, mudas no maximo de 15 em 15 mil, nao puxem á parva a frio e ao chegar de "viagem" façam os ultmos metros (500/600) soft e esperem 30 a 60 seg antes de desligar, volta e meia vejam niveis etc etc e vao ver que os problemas desaparecem...
cuidem vao ver que duram e nao dao problemas... nao pensem que o que é alemão é que é bom e nao da problema porque da, e doi na carteira, o problema é que na net nunca ninguém diz mal dos vags ou bms porque fica mal dizer mal dessas ditas marcas premium...
Bom comentário fire
obrigado Luis Francisco
eu nao "defensor cego" desta marca ou daquela, apenas fui educado para e cresci sendo uma pessoa justa, o que é, é...
todos eles vêm para aqui pinta a laguna 2 como cancros que nao fazem 100 metros sem dar um problema so porque ta na moda dizer mal da laguna 2, e se formos a ver metade deles nao uma laguna ou sequer andou numa lol
digam o que disseram bem tratado e cuidado tudo dura mal estimado nem um tanque aguenta.
so gostava se saber é porque ninguem fala dos mercedes cdi pegarem fogo, de uma seria de bmw 320 partirem turbos se n tou em erro na versao 150cv, no problema de juntas da primeira serie dos A3 2.0 tdi, nos problema de juntas dos tdi 115cv, nos problemas de injecçao dos 1.9tdi 105cv etc etc
ha espera ja nao me lembrava é mercedes bmw e vag, nao se pode dizer mal lool
a verdade é a que a primeira fornada do 1.9dci nao foi feliz 2001,2003 e parte de 2003 mas se o carro fosse tao mau como dizem a produçao do mesmo e a mesma mecanica nao durava ate 2007, 6 anos e milhares de carros vendidos epa nao pode ser assim tao mau...
carro/carrinha bonita, diferente do habitual carregada de extras, muito conforto, muito espaço bem a frente do seu tempo.... e agora devido a essa ma fama colocada por quem pouco ou nada entende do carros tem usados por excelentes preços.... e diga-se de passagem manutençao bem barata...
mudei a distribuiçao bomba de agua oleo filtro etc etc e gastei apenas 140 euros em material e perdi uma tarde sabado...
recomendo e pessoal nao tenham medo da ma fama das lagunas apenas evitem viaturas anteriores a 2003 pois essas podem ou nao ser mais propicias a problemas, que muito sinceramente, se fosse dar pa dar problemas apos tanto tempo todos ja apareceram e ja foram resolvidos sendo agora um carro como outro qualquer
Eu adquiri ontem um laguna break 1.9 DCI de 2002... Queria muito ter sorte com ela já tive muito azar com uma marea de 98 1.6 gpl
ver o estado do turbo (folgas e consumo de oleo), se possivel ver o estado dos bronzes (folgas), tirando isso, bom oleo de preferencia com norma reanult e fazer mudas no maximo de 15 em 15 mil mas para mim o ideal seria 10 em 10 mil....
nao puxar por a frio e ao chegar de "viagem" faça os ultimos metros (500/600) devagar a baixa rotaçao espere 30 a 60 seg antes de desligar, volta e meia vejam niveis
De facto os Lagunas II DIESEL de 2001 a 2004 deram muitos problemas.
Tenho um 1600 a gasolina de 2001, 225.000 Kms e zero problemas.
É um carro bom, bonito e...barato.
Boas!
Adquiri uma laguna de 2005 A cerca de um mês já foi um turbo a vida...sorte o senhor do stand entrou com os euros..foi carrinha que sempre gostei e não é por ter acontecido isto que deixo de gostar da mesma...agora (como foi dito e bem dito mais a cima) é cuidar bem do investimento feito e do material.
Estou a pensar comprar um laguna de 2004 o que axa sr fire
da uma boa vista de olhos no motor tenta saber quando mudou o quê, se me entendes, eu no meu caso se nao for algo que possa confirmar que levou novo, que é bom material e esta em bom estado eu prefiro fazer a revisao mudar o que tenho a mudar e saber o que la esta e andar descansado, no meu caso adientei a mudança de distribuiça bomba de agua e afins cerca de 20 mil, nao havia comprovativos e o antigo dono so me disse, "foi a marca", nao sei se é tretas de "vendedor" ou se realmente la foi, mas gastei 150 euros em material e mudou tudo e das peças que tirei dizia renault, das duas uma ou foi a marca e levou material de origem ou foram peças que nunca forma mexidas....
acima de tudo lembre-se que se for bem cuidado tudo dura! bom oleo bom filtro, mudas se de 10 em 10 mil, maximo 15 mil km, nada de puxar a frio e deixar establizar antes de parar....
Muito obrigado pelo comentário só que já ouvi falar tanto mal deste carro inclusive próprios mecânicos a falar mal que indo tou com pé a trás se faço negócio o não. O carro tem um bom aspecto e tem um trabalhar bom mas penso se fizer negócio vou ter que mudar a destruição porque a pessoa que ta a vender não me sabe dizer quando foi mudada. Mais uma vez mt obrigado
a maior parte das vezes (90%) quem fala mal nunca lidou com o que ta a dizer mal, diz mal pois é aquela historia " ha e tal o primo da tia do amigo da vizinha do meu amigo teve um desses e nao presta pa nada"
ha mecanicos que dizem mal pois eles mesmos nao sabem como lidar com a situaçao tao é preferivel nem mexer e fugir disso, fala com donos de lagunas dci mas donos a serio que cuidem das coisas em condiçoes e nao seja so meter gasoleo e sempre a fundo e ai veras as opinioes, tambem fui a medo quando comprei a minha mas pensei "se ha tantas na estrada nao deve ser assim tao mau como dizem as mas linguas ne..."
pontos criticos?
turbo - vê se tem folgas grandes se baba oleo e afins, se tiver a ficar po mau, mete um novo(reconstruido) entre os 150-200 tens um ou se poderes parar a laguna tira fora o turbo e manda meter um core novo, mas nunca casa de confiança a partir de 90 euros ja te fazem isso
a quem digo que os bronzes tambem desgastam como os do 1.5 dci, pa ser sincero nao sei mas se tiverem folga ouve-se a "matraquear", tambem nao é nenhum bicho de 7 cabeças mudar os bronzes a minha tem 240 mil e nao noto nada
tirando isso é manutencao bem feita, bom oleo sintetico mudas de 10 em 10 se possivel se nao no maximo 15 mil e vais ver que tudo corre bem
OK. Tenho um amigo que tem uma de 2004 e comprou nova e até hoje problems (zerinhos). Axo que vou comprar.granda abraço
força e boa sorte, quando comprares vai ao facebook e junta-te ao clube laguna portugal, é so malta porreira e se precisares de algo tens sempre fonte de info la com a malta
Sr fire o carro está tudo OK tirando um pequeno pormenor. o carro quando está frio ou seja quando fica parado algum tempo no arranque parece que não tem força e passados alguns segundos volta ao normal o que pode ser? Abraço
sr nada lol nao me faças sentir velho :P
fica sem força como assim?, tipo metes a trabalhar e arrancas logo e nao tem aquela genica e passado uns segundos fica tudo normal?
convem meter a trabalhar e aguardar uns uns segundos antes de arrancar das tempo para o oleo começar a circular e para a centralina ter tempo de fazer todas as leituras necessarias, sensores e afins, experimenta fazer como eu, metes a trabalhar, abres os espelhos, metes o cinto, metes o somzinho a bombar no radio e tal e ai arrancas ja da tempo pa laguna "acordar"
se nao for isso podes sempre ter ai algum sensor a "morrer" e ja notas a demora a ter uma leitura rapida...
eu pessoalmente nunca tive esse problema pois como vez ganhei o habito de ter aquele "ritual" e assim evita-se de arancar assim que ligo e a medio longo prazo ter problemas. o mesmo com o parar/desligar a seguir a viagem, ritual oposto lol parar, travao de mao, fechar espelhos, desligar som fechar tampa do radio, tirar cinto, ainda espero uns 20 seg antes de carregar no botao pa desligar, e se possivel faço sempre os ultimos metros (entre 300 a 500 mt) devagar/baixa rotaçao... basicamente fico +/- sempre 1 min com ela a trabalhar andes de arrancar ou para a carrinha
se vires que continua mesmo com esta espera antes de arrancar, tenta falar com alguem conhecido e fazer um diagnostico com maquina pa verem se vêm algum valor abaixo do devido...
Gente muito boa essas recomendações..to interessado num laguna 2001 .. fiquei meio apavorado com essas criticrí..o cara vai me dar 1 ano de garantia.ainda vou ver o carro.seja o que Deus quiser
Bom dia tenho um laguna diesel de 98, e alguns meses atrás em andamento desligou-se, encostei esperei um pouco dei á chave e nada, só á segunda terceira tentativa lá pegou e desde então nunca mais fez até hoje. De manhã fui pegar nele ligou tudo normal andei um pouco e desligou se, agora fui ver não pegou logo mas á segunda pegou e andei um pouco e desligou se novamente. Bem se alguém me puder ajudar agradeço imenso. Obrigado Ass:Fábio
Alguém me pode ajudar como se coloca o código do radio num laguna
Compro um Laguna 1.9dci 120cv 2004, e o único problema que me apareceu até agora é quando numa subida ou quando chego às 2500rmp aparece o aviso de temperatura da água, e o carro começa a soluçar, se acelerar acima dos 140 kmh, volta ao normal, na realidade ele não sobreaquece, não perde água, não ganha pressão no reservatório, o que poderá ser este erro?
Sempre qua isto acontece, aparece por momentos a indicação de injeção deficiente
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